Iyengar Yoga
O método Iyengar Yoga, baseia-se nos princípios de Patanjali, e tem como características:
- detalhe e precisão na execução das posturas: instruções e correções extremamente precisas, a conscientização de cada célula do corpo durante a permanência na postura.
- uso de suportes como: kuruntas, cintos, blocos, cadeiras, almofadões, mantas, que facilitam a aprendizagem e melhora o alinhamento, principalmente em casos de doenças, ferimentos, rigidez ou fraqueza.
- sequências das posturas segundo os benefícios gerais e terapêuticos que se pretende.
- tempo de permanência nas posturas.
As posturas são realizadas com profundidade, cada célula do corpo é colocada conscientemente em sua posição correta, isso traz ao praticante mais do que consciência corporal, permite o alinhamento entre corpo, mente e alma.
Utilizando recursos simples, Iyengar criou maneiras para que qualquer pessoa - crianças, jovens, gestantes, idosos, deficientes - possa praticar. "O yoga é para todos", afirma o mestre.
Efeitos
O Iyengar yoga oferece presentes desde o primeiro dia, mesmos os mais inexperientes reconhecem esses benefícios, sentem que algo está começando a acontecer num nível mais profundo do seu corpo, da sua mente e até da sua alma.
A princípio os benefícios físicos são os mais evidentes como: redução dos sintomas de estresse, maior força muscular e flexibilidade.
A prática continuada acalma os nervos, desenvolve a força de vontade e a concentração, aumenta a flexibilidade, a força, a saúde e a vitalidade.
A prática física com enfoque no alinhamento é uma ferramenta para aprendermos a criar foco no presente.
Professores de Iyengar Yoga
Os professores de Iyengar yoga precisam praticar o método por um mínimo de seis anos, antes de se apresentarem a um processo de certificação.
A formação de um professor é realizada através de mentoria, onde ele é acompanhado por um professor experiente e certificado, que o conduz a praticar não somente os asanas e pranayamas, mas também a arte de ensiná-los. Estudam também anatomia, os Yoga Sutras de Patañjali, a Bhagavad Gita e as obras de B. K. S. Iyengar.
Depois disso, os candidatos a professores têm que ser aprovados em um rigoroso exame de prática e ensino a fim de obter a certificação como professor. Realizada esta etapa, devem seguir seus estudos, sua pratica pessoal e suas aulas regulares com seu professor, participar de seminários semestrais para atualização e aprimoramento de conhecimento e, sempre que possível, estudar em Pune, Índia, no RIMYI, Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute.
Os professores de Iyengar seguem estudando e praticando juntos, formam uma grande comunidade, dessa maneira continuam se lapidando como alunos, professores, e como seres humanos.
Os professores de Iyengar Yoga sabem como orientar os alunos com diferentes idades e habilidades.
A profunda compreensão e experiência em ásanas (posturas) permitem que ensinem adequadamente cada aluno, seja ele mais jovem, mais velho atlético ou com limitações físicas.
Os professores certificados em Iyengar Yoga são submetidos a padrões rigorosos de exigência e só recebem sua certificação após anos de prática dedicada, treinamento por professores qualificados e avaliação.
Fonte: Associação Brasileira de Iyengar Yoga
Acesse o site: Associação Brasileira de Iyengar Yoga para encontrar um professor certificado em sua cidade.
Sobre Guruji BKS Iyengar
Uma vida devotada à prática, à filosofia e ao ensino da arte do yoga.
B.K.S. Iyengar nasceu em 14 de Dezembro de 1918, em Bellur Sul da Índia, numa época em que a Índia se encontrava devastada por uma epidemia de gripe.
Sua mãe Sheshamma, grávida lutava contra a doença e por isso Guruji nasceu enfermo, era tão fraco que ninguém esperava que sobrevivesse..., foi o décimo primeiro de treze filhos.
Durante toda a infância foi uma criança frágil, desenvolveu diversos tipos de doença, entre elas malária, tifo e tuberculose.
A família mudou para Bangalore, quando tinha cinco anos, e perto do seu nono aniversário, o pai que embora fosse professor, pertencia a uma familia de Brâmanes, faleceu de uma crise de apendicite.
Um grande vazio instalou se na família.
Aos 14 anos durante uma visita à sua irmã, foi convidado, pelo cunhado Shriman T. Krishnamacharya, um respeitável estudioso de filosofia, sânscrito e yoga ficasse em Mysore a fim de melhorar sua saúde através da prática de yoga.
E assim Shriman T. Krishnamacharya, tornou-se seu professor e guru.
Uma de suas obrigações era fazer demonstrações de yoga para a corte do Marajá.
Aos 18 foi enviado para Pune para difundir o ensino de yoga, na época ainda não tinha os conhecimentos dos pranayamas, nem dos textos e da filosofia do yoga. A única coisa que tinha era a prática dos asanas.
Assim, embarcou numa viagem de descobertas, o corpo foi instrumento de estudo para conhecer o yoga, foi seu laboratório no qual testemunhou as vantagens do yoga para a saúde, e logo percebeu que o yoga poderia fazer o mesmo para sua cabeça e coração.
Foram anos de pesquisa e prática ininterrupta, a criança enferma que fora se tornou um homem ágil e saudável.
B.K.S. Iyengar foi nomeado pela Time Magazine como uma das 100 personalidades mais influentes de 2004, dentro da categoria "Heróis e Ícones".
É considerado por muitos como o expoente máximo do yoga, tendo dedicado toda a sua vida ao estudo, prática, ensino e divulgação do yoga.
Nosso reverendo Mestre, deixou seu manto terreno, no dia 20 de Agosto de 2014 em Pune (Índia).
Autor de vários livros: A luz do yoga, A luz do pranayama, A luz do yoga sutras de Patanjali, Posturas Principais, Yoga o caminho da saúde holística, A luz na vida.


A marca de certificação Iyengar Yoga é sua garantia de um professor de yoga qualificado.
Somente os professores certificados pela Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute - RIMYI, Pune - Índia, tem autorização para dar aulas de Iyengar Yoga.
